• Grãos
  • Insumos e Defensivos
  • Capaz 18 anos

A cultura da soja encontrou excelentes condições de semeadura em nossa região e com isto tivemos toda a área plantada no período preferencial. O solo possuía boas condições de umidade e o controle de invasoras foi bem realizado. Baseado nestes fatores positivos as lavouras apresentaram uma ótima emergência, com um desenvolvimento muito vigoroso e a certeza de que estamos no rumo de uma grande safra.

A partir de agora é ter atenção no manejo das lavouras, mantendo o controle das ervas daninhas e evitando a mato competição. Quanto ao controle de pragas o produtor deverá redobrar a atenção, pois, neste ano existe um risco bastante grande em relação a uma nova lagarta, a “Helicoverpa armigera”, uma lagarta de difícil controle químico e extremamente agressiva. A primeira medida indicada é manter as lavouras sempre com baixa população de pragas, realizando o controle químico nos primeiros surtos e com doses fortes de inseticidas, pois a praga é de difícil identificação. No que diz respeito ao controle de doenças, o produtor deve ficar muito atento visto que a umidade está bastante elevada e isto favorece as doenças, principalmente a ferrugem asiática.

Em relação a comercialização deveremos ter um ano de bons preços, pois, embora os Estados Unidos tenham colhido uma boa safra, as informações dão conta de que suas exportações estão bem acima do esperado e com isto seus estoques estão em volumes que poderão ocasionar falta de produto para abastecer o mercado interno. O produtor deve ficar atento para aproveitar os bons momentos para comercializar sua safra.