• Elatus

    Testado e aprovado por quem mais entende: o Produtor | Amplo controle para as doenças da Soja

  • Cypress Manejo
  • Elatus Manejo

lavoura trigoO andamento do clima, até o momento, tem contribuído para o bom desenvolvimento fitossanitário das culturas de inverno, com baixa incidência de doenças, como manchas foliares, ferrugem e bacteriose. Porém esse clima também é propício para o aparecimento de pragas, como pulgão e percevejos, e oídio.

Precisamos estar atentos a essas incidências, pois as culturas, principalmente o trigo, encontram-se em uma fase mais sensível, devido ao início do enchimento de grãos, o acompanhamento da cultura, em todos os seus estágios é essencial, pois somente assim poderemos escolher qual a melhor estratégia para o momento, desde a hora da entrada até o tipo de produto a ser aplicado.

Para a soja, carro chefe da nossa agricultura, a expectativa de inicio de plantio esta para o dia 15 de outubro, na maioria das propriedades. Esse ano, devido às condições climáticas um pouco menos favoráveis, os produtores estão optando por variedades de ciclo semiprecoce, entre 130 e 140 dias.

Boas condições de solo, qualidade de sementes e de semeadura, devem ter um foco especial, pois são fatores que influenciam diretamente no potencial produtivo da lavoura. Uma boa assistência técnica durante a formação da lavoura, do pré-plantio ao pós-colheita, aliado a boas práticas de manejo, também contribuem consideravelmente para um bom desempenho das cultivares.

Em alguns dias estaremos semeando mais uma safra, os desafios são grandes, nosso lucro segue limitado pelo alto custo de produção, por isso um bom planejamento, somado a uma boa assistência, determinam a manutenção da sustentabilidade da propriedade.

Moacir S. da Silva
Gerente de Unidade