Histórico

Em Janeiro de 2003, Juliano Camargo Pazinato cogita a possibilidade de construir uma empresa para atuar no ramo de cereais e insumos agrícolas. Após análise de viabilidade, decide por construir uma empresa que passaria a atuar no município de Espumoso e região. 

No dia 06 de Janeiro de 2003, a empresa é fundada e passa a atuar com o nome de Comercial Agrícola Pazinato Ltda., a Capaz. Em um curto período de tempo, a Capaz monta um quadro de funcionários que torna possível, já no mês de março de 2003, o inicio das atividades de recebimento de soja na Unidade de São Domingos - Espumoso, valendo-se, para isto, na unidade de grãos existente na granja da família. A partir daí é incrementada a comercialização de defensivos agrícolas com a administração sendo instalada na Av. Osvaldo Júlio Werlang, n° 515, em Espumoso, passando a contar com equipe de vendas e assistência técnica.

A aceitação que a Capaz obtém dos produtores rurais já no primeiro ano supera as expectativas da empresa e a encoraja a dar mais um passo. Em Novembro de 2003, define-se pela construção de uma nova unidade de recebimento de cereais, e esta seria erguida na localidade de Passo dos Ladrões, em Soledade, a qual passa a operar em Abril de 2004. O volume de negócios cresce rapidamente, e fez-se necessária a mudança de endereço da administração, para melhor atender as necessidades de espaço físico para o depósito de insumos agrícolas e também a ampliação da área administrativa da empresa.

Em 2006 a Capaz instala uma filial de atendimento ao público na cidade de Salto do Jacuí para melhor atender os clientes daquela importante região. Neste momento, a empresa já conta com 22 funcionários e atua nos municípios de Espumoso, Soledade, Ibirapuitã, Mormaço, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Salto do Jacuí, Estrela Velha, Arroio do Tigre, Tunas e Sobradinho.  

No ano de 2007, Fortaleza dos Valos passa a fazer parte do grupo de municípios, e também neste ano a empresa inicia a produção de sementes fiscalizadas de soja, trigo e forrageiras com a marca Capaz Sementes.

A assistência técnica ao produtor rural sempre foi o sustentáculo da empresa, pois acredita que a partir desta base que é possível desenvolver uma atividade agrícola rentável aos seus clientes. A preocupação com este aspecto é tanta que o corpo técnico da empresa participa de vários treinamentos, seminários e reuniões ao longo de cada ano, buscando sempre aprimorar os conhecimentos. 

Em Outubro de 2010, a empresa inaugura a sua nova unidade na sede do município de Salto do Jacuí, a qual é dotada de escritórios, depósito de insumos, depósito de sementes e adubos e um sistema completo de beneficiamento e armazenagem de grãos, reforçando a atuação nesta importante região. Na safra de 2012 iniciam as operações da unidade de Júlio Cardoso, no município de Espumoso, com escritórios, depósito de sementes e adubos, armazenagem e silos de cereais.

Nos escritórios trabalham pessoas qualificadas em várias áreas, tais como contabilidade, administração, computação e marketing, dando o respaldo para que a empresa trabalhe com a segurança necessária à atividade. Neste propósito, a empresa investe pesado em tecnologias, processamento de dados e em programas de gestão e controle, além de contar com a consultoria especializada em agrobusiness.

As unidades de recebimento da Capaz são dotadas de equipamentos modernos de alta eficiência, o que permite operar grandes volumes de grãos com extrema agilidade de recebimento, secagem, beneficiamento e expedição de cereais. Os cereais beneficiados em suas unidades já são reconhecidos como de altíssimo padrão de qualidade junto às indústrias do mercado, o que garante excelente posição no momento de comercialização das safras.

O fato de atuar no comércio de Insumos Agrícolas e de Cereais permite à empresa, em determinados momentos, agir de forma diferenciada em relação aos concorrentes, ofertando a seus clientes outras possibilidades, como por exemplo, as trocas de insumos por grãos (modalidade denominada “Barter”).

Ao longo destes anos, a Capaz tem servido de palco de discussões e tem participado de forma efetiva na difusão de novas tecnologias através de dinâmicas de grupo, palestras e dias de campo, que são realizadas a cada ano desde o inicio de suas atividades. 

A Capaz sempre teve atuação marcante nos eventos dos quais participou, incentivando a cultura, o esporte, o entretenimento e o desenvolvimento do comércio de nossa região.

A empresa tem também noção exata de que deve desenvolver ações sociais, para que de alguma forma possa melhorar o mundo em que vivemos. Todo o trabalho desenvolvido pela empresa, só é possível graças à parceria séria mantida com seus principais fornecedores, o que viabiliza a execução da maioria dos projetos.

A meta principal da Capaz é a satisfação de seus clientes e, felizmente tem-se obtido grandes vitórias neste sentido e é com estes clientes, com os fornecedores e os parceiros comerciais que a empresa faz questão de comemorar estes momentos, pois, construímos juntos o sucesso de cada um.